EfiCiência

Nome oficial do projeto: EfiCiência
Coordenador: Sérgio Vidal Garcia Oliveira
Participantes: Jayne Dranka, Diego Francisco Correa, Flora Figueredo, Gabriel Elias Hernández, Indianara Squersato, Mariane de Freitas Rodrigues, Matheus Pozzebon, Rafael Barbosa Sandorval PradoSabrina Fernandes Dell Agonolo.
Criação: Janeiro de 2016.
Localização: Sala E-38.
Classificação: Extensão.
Contato: (47) 3481-7943

Justificativa:
Dificuldades educacionais encontradas no sistema brasileiro de ensino básico são evidentes. Percebe-se uma ausência generalizada sobre conhecimentos básicos de ciência nos jovens. Segundo Fracalanza (1987, p. 13), “Na maioria das escolas, o ensino de ciências não trabalha com a identificação, o reconhecimento e a compreensão do mundo físico e do mundo dos seres vivos, não faz relação entre o dia-a-dia da criança a ciência que se estuda.” Com isso, se faz necessário a adição de atividades mais práticas para relacionar o que se ensina com o que é vivenciado no cotidiano, afim de proporcionar um conhecimento pleno e eficaz.
Neste contexto, o projeto EfiCiência visa desenvolver na sociedade o interesse pelo conhecimento em ciências e a conscientização ambiental.

Público – Alvo:
É composto estudantes de escolas públicas em situação de risco e vulnerabilidade social, engajando pais e professores vinculados às escolas parceiras do projeto, para que estes possam estar inteirados das atividades que estarão sendo desenvolvidas na escola além de receber informações sobre a temática do projeto. Ainda, o projeto visa alcançar diversos âmbitos da sociedade através da interação direta com a comunidade.

Objetivo Geral:
Levar a conscientização sobre a sustentabilidade, eficiência energética e desenvolver a preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, através da ciência e tecnologia.

Objetivos Específicos:
- Incentivar a utilização de tecnologias eficientes;
- Disseminar o conhecimento sobre ciências exatas;
- Mostrar a importância de ações visando à sustentabilidade;
- Motivar o público-alvo a levar adiante todos os ensinamentos apresentados.

Encontro em parceria com Projeto Engenheiro sem fronteiras realizado na Escola Municipal Júlio Machado da Luz, com crianças do 3º e 4º ano.

Encontro realizado na Escola Básica Giovani Pasqualini Faraco.

Mostra realizada na Escola de Educação Básica Eng. Annes Gualberto.

Leave a Reply