Treinamento & Integração

Nos dias de hoje, qualquer instituição ou empresa precisa apresentar um grande dinamismo, tendo que se adaptar muito rapidamente às mudanças socioculturais, tecnológicas e econômicas. E em função dessas mudanças, surge a necessidade de desenvolver habilidades e capacitar pessoas que consigam se sobressair nesse cenário.

Nesse contexto, o Grupo PET, através do GT Treinamento e Integração, tem buscado realizar constantemente atividades de capacitação e integração dos petianos, visando além de uma formação complementar à graduação, desenvolver características fundamentais na vida social e profissional.

O GT T&I trabalha em duas frentes principais:

  • Treinamentos

O GT T&I possui uma política de treinamentos internos que visa desenvolver, adquirir, distribuir e homogeneizar os conhecimentos, conceitos e habilidades que resultam na melhoria do trabalho realizado pelo grupo.

  • Integração

O GT busca realizar atividades visando à integração entre os petianos, bem como integração com os outros alunos da graduação e com integrantes de outros grupos PET.

O GT busca realizar atividades que englobem as duas frentes apresentadas e sob esse aspecto já desenvolveu inúmeras atividades. Entre as mais recentes temos:

Visitas Técnicas: buscando ampliar o contato entre universidade e empresa, conhecer processos de produção e também conhecer o ambiente profissional de indústrias e outras instituições, o grupo PET já realizou diversas visitas técnicas. Entre os locais já visitados estão:

Outras atividades também são realizadas, sempre buscando estimular as capacidades individuais e aprimorar o trabalho do grupo:

Treinamentos Internos: O Grupo promove treinamento internos ministrados por petianos do próprio grupo que apresentam domínio de determinado tópico ou por ministrantes convidados da universidade ou da indústria.

Alguns recentes treinamentos que o grupo participou:

  • Programação em LabVIEW
  • Programação em VHDL
  • Programação em LADDER

English Day: Sabendo da necessidade de um egresso do curso de Engenharia ter a obrigação de conhecer fluentemente a língua inglesa, o grupo incentiva o aprendizado desse idioma através da promoção de duas vezes na semana a prática oral através do English Day. O Englsh Day é o dia em que dentro da sala do grupo é permitido apenas a comunicação em inglês.

Participação em eventos do PET: O grupo anualmente marca presença nos encontros regionais e nacionais dos Grupos PET. Abaixo algumas fotos de alguns encontros

  • XIV ENAPET -Manaus/AM
  • XII SulPET – Curitiba/PR
  • XIII ENAPET – Campinas/SP
  • XI SulPET – Blumenau/SC

Discussões sobre Inovação Tecnológica: O grupo promove a discussão de idéias inovadoras na solução de problemas e desafios que se apresentam.

Treinamento de Boas Vindas: Ao ingressar no grupo PET o novo integrante passa por um período de treinamento com intuito de integrá-lo de maneira adequada, conhecendo os demais petianos, os princípios do programa de educação tutorial, a metodologia de trabalho e as metas do grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC.

Seminários Técnicos: Com objetivo de melhorar as habilidades de oratória, pelo menos uma vez por ano, cada integrante do grupo promove um seminário técnico sobre sua área de pesquisa ou atividade que tenha domínio.

Assinatura/leitura de Revistas: Atualmente necessitamos estar em constante evolução do conhecimento, por este motivo, uma das atividades que realizamos para melhorar é a assinatura de revistas técnicas e informativas voltadas para o Curso de Engenharia.  Com a aplicação dessa atividade visamos sanar uma deficiência encontrada, pois na graduação acabamos vendo muita teoria e ficamos sem conhecimento das tecnologias atuais, por esse motivo a leitura consegue proporcionar uma melhor visão para o petiano. Esta atividade ajuda também a melhorar o espírito inovador, através das leituras proporcionamos uma maior aproximação com o mercado de trabalho. Contudo a atividade proporciona ao petiano maior poder de argumentação, visão de mercado, conhecimento de novas tecnologias, incentivo a leitura e aproximação da teoria com a prática do mercado atual.

Participação em Defesas de Mestrado e Apresentação de Estudos Dirigidos: O grupo incentiva a participação dos bolsistas em defesas de dissertações de mestrados e apresentações de estudos dirigidos com intuito de proporcionar uma reflexão sobre as possíveis carreiras que um estudante de Engenharia Elétrica pode seguir. Estas apresentações possibilitam uma reflexão quanto a área de trabalho e, além disto, uma reflexão sobre a possibilidade de seguir carreira acadêmica.
No ano de 2009 ocorreram duas apresentações de estudos dirigidos (uma cada semestre), duas delas inclusive de trabalhos com o envolvimento de PETianos no seu desenvolvimento. Já defesas de mestrado foram duas que contaram com a participação dos PETianos como espectadores.
Um recurso para incentivo em tais apresentações é o Plano de Motivação, que incentiva a execução de uma série de atividades que se alinham com o planejamento do grupo, a formação pessoal de cada integrante do grupo e, de uma maneira mais geral, se alinhas aos objetivos do PET.

Leave a Reply