Qualidade

O grupo PET Engenharia Elétrica busca atrelar às suas atividades os conceitos de Qualidade, para que além de garantir dinamismo e eficiência em suas tarefas, forme petianos com conhecimentos que serão largamente utilizados durante uma futura carreira profissional, principalmente em grandes corporações. De um modo geral, o termo “Qualidade” é empregado para significar “Excelência” de um produto ou serviço, no caso do Grupo em nossas atividades e em seus respectivos resultados.

Para nós, mais importante que realizar a qualidade no grupo, e otimizar os processos, é saber onde podemos implantar tais ações, de qual maneira, e como podemos buscar os melhores resultados.

Assim buscamos diminuir o re-trabalho, poupar tempo e obter efeitos ainda mais expressivos em uma grande gama de atividades. Para tal, buscamos sempre incentivar a Pró-Atividade dos participantes do Grupo, e até mesmo a Co-Atividade (prever o problema, realizar as suas tarefas e incentivas os outros a fazerem o mesmo).

Atualmente utilizamos as seguintes ferramentas de Qualidade: 5S; PDCA; Lista de Verificação; Diagrama de Pareto, POP’s (Procedimentos Operacionais Padrão), entre outros.

Benefícios evidenciados com o uso dessas ferramentas:

5S: Esta ferramente nos proporciona gerenciamento, controle e organização em nossa sala de trabalho, garantido que as tarefas sejam realizadas de modo rápido e eficiente. Também evitamos a perda de tempo em processos mais simples que não são vitais para a execução de algumas atividades. Por exemplo: para realizarmos a busca de algum arquivo físico temos nosso arquivo devidamente organizado para evitar a “procura” do tipo: “Onde foi parar?”. Além disso, com a tática de “um lugar pra cada coisa cada coisa em seu lugar”, os equipamentos da área de trabalho estão sempre prontos para serem utilizados. Por sua vez o ambiente de trabalho fica mais “limpo”, estimulando o cumprimento de nossos objetivos (seja em projetos ou em atividades diárias).

Lista de Verificação: Durante a semana, o objetivo é que todos os participantes do Grupo deixem as coisas no lugar, e, além disso, cuidem para que a sala sempre se encontre na melhor maneira possível, e tudo fique sempre arrumado. No final de cada semana, dois petianos ficam responsáveis por passar a Lista de Verificação. Esta lista serve para verificar se todas as especificações foram feitas corretamente, se o ambiente está “limpo e organizado”. Logo, esta é a principal evidência se os 5′s estão ou não ocorrendo da maneira esperada. É através dela que conseguimos saber de problemas imediatos, possibilitando uma ação corretiva. Os resultados são divulgados no nosso Quadro de Acompanhamento Semanal, mostrando então quantos foram os “pontos” levados pelos respectivos GTs responsáveis pelo zelo de sua respectiva área. (Um GT leva um ponto quando é verificado, através da lista, que uma determinada tarefa que deveria ter sido feita em uma área da sala não foi cumprida).

Gráfico de Pareto: Pareto é um acompanhamento de maior prazo, que utiliza os dados levantados pela Lista de Verificação, e revela os problemas que ocorrem de maneira repetitiva nas atividades dos 5′s, e não aqueles que aparecem uma vez ou outra devido à motivos extraordinários.

POP (Procedimento Operacional Padrão): Com essa ferramenta extinguimos a famosa pergunta “Como faço isso?”, ou ainda, “Não sei por onde começar essa atividade”. Como nossas atividades se repetem em alguns aspectos burocráticos, provavelmente alguém já passou pela mesma situação que você e a solução dessa atividade já está catalogada em nosso arquivo de POP’s. Assim agilizamos os processos e evitamos a perda de conhecimento sobre a execução das mesmas.

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