PET 20 Anos

O projeto PET 20 anos visa envolver os acadêmicos do Centro de Ciências Tecnológicas e demais interessados em ações que promovam aprendizado, discussão e troca de conhecimentos referentes à educação em engenharia e à educação tutorial nas universidades, permitindo que o estudante tenha argumentos e base para questionar e atuar na sua própria formação. O projeto visa também estreitar os laços entre a graduação e o programa de educação tutorial. Alem do caráter educacional, o projeto tem também um viés comemorativo, visto que não é todo ano que se completa 20 anos. :)

Abaixo seguem algumas das atividades realizadas pelo projeto:

  • Palestra – Questionamentos sobre o Ensino Superior Brasileiro

Palestrantes: Prof. Dr. Belini Meurer, Prof. Dr. Dilvo Ilvo Ristoff, Prof. Dr. Alvaro Leonardi Ayala Filho.

O professor Dr. Belini Meurer tem doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP e já atuou em diversas áreas relacionadas à educação, ele foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários na Univille em 1999, foi vereador na cidade de Joinville entre 2008 e 2011 sendo que no ano de 2010 atuou como Senador da República. No ano de 2011 o professor Dr. Belini foi também secretário Municipal de Joinville e ele atua desde 1991 como professor de filosofia em Ciências Sociais. Além disso já atuou como palestrante convidado em diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

Além da presença do professor Dr. Belini Meurer a palestra contou com a presença do professor Dr. Dilvo Ilvo Ristoff, Diretor da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação do MEC, diretoria esta que é responsável pelo PET, além da presença do professor Dr. Alvaro Leonardi Ayala Filho que é tutor do PET Física da Universidade Federal de Pelotas e na ocasião da palestra era Presidente da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET (CENAPET).

A palestra aconteceu no dia 01/05 na abertura do XVII SulPET que foi sediado na cidade de Joinville e contou com a presença de cerca de 150 espectadores entre professores e alunos de graduação envolvidos com os grupos PET da região sul do país. E tratou sobre temas relacionados ao ensino superior brasileiro como, por exemplo, o formato das grades curriculares, os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas, dentre outros temas.

  • Palestra – Os Desafios do Engenheiro do Século XXI

Palestrante: Walter Antônio Bazzo

Diante dos diversos desafios do mundo contemporâneo, muitas vezes o desenvolvimento humano e social ficam ofuscados pelo desenvolvimento tecnológico que vem se tornando a prioridade de muitos em detrimento à qualidade de vida. O professor da UFSC Walter Antônio Bazzo, doutor em educação e pesquisador na área de Educação Tecnológica e CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) veio até Joinville mostrar a importância do engenheiro buscar não só o avanço tecnológico, como também o social e humano. Segundo Bazzo os profissionais do século XXI precisam se desenvolver como pessoas, desenvolver relacionamento humano, comunicação, sensibilidade, raciocínio, precisa estar consciente das verdadeiras demandas sociais e entender qual a relação entre a ciência e tecnologia com essa sociedade.
Ainda segundo Bazzo, uma prática necessária para o desenvolvimento profissional e humano do engenheiro do século XXI é a leitura constante, mesmo que de temas não relacionados à sua área de atuação. Bazzo comenta que a leitura é como um lubrificante que faz com que a máquina funcione corretamente, com mais fluidez e menos desgaste.

Leave a Reply