Organizacionais

Os Grupos de Trabalho (GTs)

O grupo realiza atividades de gestão, dividindo-se em Grupos de Trabalho (GTs), no intuito de gerenciar os projetos realizados e de oportunizar aos bolsistas habilidades em funções de gerenciamento. Cada um destes GTs tem atribuições específicas, as quais são repassadas por um respectivo coordenador, ao líder do grupo. O líder articula as atividades dos GTs a fim de garantir que as metas globais, estabelecidas no planejamento estratégico, sejam alcançadas.

Cada grupo de trabalho é composto de três a cinco petianos, e cada petiano, normalmente, participa de dois GTs concomitantemente. A cada semestre é repensada a organização dos GTs de modo a possibilitar que os integrantes participem de todos os GTs ao longo de sua permanência no programa e que os mais experientes no grupo de trabalho ocupem os cargos de coordenadoria do mesmo.

GT Administração: Sendo uma união dos GTs Administração e Planejamento e Controle, o novo GT Administração tem responsabilidades de cunho estratégico e organizacional, que envolvem o planejamento estratégico do grupo, tais como inovações nas ferramentas de planejamento, a confecção do plano de atividades e do relatório de atividades. É responsável por acompanhar o andamento das metas e por acompanhar as pesquisas dos integrantes, assim como controle de publicação. Ainda, é encarregado de controlar as verbas do grupo e executar os processos.

GT Integração: Visa promover uma formação ampla e homogênea para os integrantes do grupo e para os demais acadêmicos do curso. Desta forma, este GT deve fomentar a formação cidadã, técnica e comunicativa dos PETianos, bem como dos demais alunos do curso, mediante a promoção de treinamentos (seminários, minicursos e palestras), visitas técnicas, promover a avaliação interna (cumprimento de metas, motivação, entre outros) de cada PETiano e do grupo todo. O GT integração também é responsável por viabilizar a participação e realização de eventos, bem como da inserção do grupo em atividades culturais e de confraternização, unindo o corpo docente e discente da IES.

GT Qualidade: É responsável pela manutenção e infra-estrutura da sala, visando a boa realização das atividades permanentes do grupo. O GT deve cuidar do layout da sala, materiais de informática e organização da sala em geral: catálogo de conteúdos; controle do material de consumo; organização de documentos em arquivos físicos ou em mídia digital (gerenciamento do PET-DOC, um espaço virtual alocado num servidor interno, onde grande parte das informações do grupo, das atividades, planilhas de controle e dos integrantes são armazenados).
Um objetivo paralelo e bastante significativo é o conhecimento e a experiência que o estudo e a prática da qualidade traz para os próprios PETianos, visto que o curso de Engenharia Elétrica não aborda a área de Qualidade, muito requisitada pelo mercado de trabalho.

GT Informação: Este grupo tem como objetivo principal manter um sistema de comunicação eficiente e atrativo entre os integrantes do grupo, a comunidade acadêmica, os egressos e os outros grupos PET. Tem a função de gerenciar o site do grupo, as redes sociais e quaisquer outros meios em que se possa, através de estratégias de marketing, promover a divulgação das atividades realizadas pelo grupo e do Programa de Educação Tutorial. Ainda, este GT  é responsável pela confecção de materiais gráficos e de divulgação do grupo.

A Infraestrutura

A sala do PET é a E-38, um ambiente amplo, onde dispomos de vários equipamentos e ferramentas importantes para o desenvolvimento dos trabalhos, como computadores, mesas, almoxarifado de componentes eletrônicos, biblioteca com vários livros e softwares.

Toda a infra-estrutura é voltada de maneira a favorecer o desenvolvimento dos projetos e atividades.

One Response

  1. Conheça a aba “Atividades” « PET Engenharia Elétrica

    [...] Organizacionais [...]

Leave a Reply