Sistema de monitoramento de lavaroupas para portadores de deficiências visuais

Ensino Pesquisa Extensão

Coordenadores:  Prof. Dr. Fábio de La Rocha, Prof. Dr. Antônio Heronaldo de Souza

Participantes: Guilherme M. Zilli

Início: 2008/1

Término: 2010/2

Nome do Projeto:  Sistema de monitoramento de lavaroupas para portadores de deficiências visuais

Objetivos:

A proposta do projeto consiste no desenvolvimento de uma tecnologia assistiva, a fim de agregar a uma lavadora de roupas comum, um dispositivo para identificação das cores das roupas, bem como um sistema de emissão de mensagens de voz indicando a seleção das opções existentes na interface com o usuário, as etapas de lavagem e a tonalidade da peça apresentada. Com isto, pretende-se tornar mais fácil a realização de uma tarefa diária básica por pessoas com alguma deficiência visual ou pessoas com uma idade mais avançada.

Durante a realização deste projeto estão sendo desenvolvidos hardware para reprodução e amplificação de áudio e para a detecção de cores. Além disso, desenvolve-se também o software para o sistema que será embarcado na lavadora de roupas e fará a integração entre o hardware desenvolvido.

arm7-foto

Ao final do projeto, pretende-se, além de implementar todo o hardware e software em uma máquina de lavar roupas, desenvolver também um kit de reprodução de áudio utilizando microcontroladores para serem utilizados por alunos da graduação.

Diagrama de Blocos do Protótipo

Referências:

[1] J. G. Proakis e D. G. Manolakis, Digital Signal Processing, Pinciples, Algorithms ans Applications, Pearson Education, 2007, p.28

[2] H. C. Yehia e M. N. Vieira, “Processamento Digital de Sinais em Engenharia de Áudio,” Primeiro Seminário Brasileiro de Engenharia de Áudio, 2002. Belo Horizonte

[3] Texas Instruments (2008). PCM3060 datasheet, http://focus.ti.com/docs/prod/folders/print/pcm3060.html

[4] STMicroeletronics (2008). STR71xF datasheet http://www.st.com/stonline/products/literature/rm/13691.htm

Leave a Reply