Desenvolvendo a educação em Robótica Móvel – LEGO

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Desenvolvendo a educação em Robótica Móvel

Coordenador: Prof. Dr. Silas do Amaral

Participantes: Guilherme, Gustavo, Rômulo

Início: Julho/2009.

Término: Em execução.

 

Objetivo:

Ao longo da história do estudo de robótica móvel na graduação, percebeu-se que um grande diferencial para o aprendizado é tornar os alunos motivados. Portando é de fundamental importância implantar no curso atividades que estimulam a criatividade e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Os kits didáticos Lego® são blocos programáveis microcontrolados, que possibilitam aplicações robóticas e acionamento de dispositivos em geral, possibilitando a realização de diferentes operações e montagens. A combinação de sistemas de construção e software amigável são ferramentas adequadas para que estudantes e usuários em geral adquiram novos conhecimentos e os coloquem em prática de forma desafiadora, levando à novas descobertas e idéias.

LEGO_site

A aplicação dos kits é extremamente flexível e possibilita desenvolver atividades que vão desde a construção e programação de um robô, até a construção de um sistema complexo aonde interajam mais de um kit, que podem ser programados para agirem autonomamente.

O software do Lego® Mindstorms NXT é desenvolvido sobre a plataforma LabVIEW™ da National Instruments™ e permite programar as aplicações robóticas e dispositivos criados no NXT e ainda fazer aquisição de dados, geração de gráficos e tabelas.

O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes consigam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala aula, de modo a concretizar as técnicas e teorias estudadas e criar um ambiente atrativo e acessível tanto dentro do laboratório de robótica do DEE como na sala de aula.

Tem interesse em participar?

Entre em contato com o coordenador do projeto e veja a disponibilidade de vagas do projeto.

Referencias Bibliográficas:

POLLI, Horácio Beckert ; NAZÁRIO, Filipe G. ; AMARAL, Silas do ; GIACOMINI, Priscila dos Santos . Rato de Labirinto Utilizando o Robô Móvel Khepera. In: CRICTE, 2004, Curitiba. Anais do XVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004.

PINOTTI, Alexandre Junkes; AMARAL, Silas do. Estudo do robô industrial ABB IRB 140. In: CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 11., 2005, Foz do Iguaçu. Anais do XX Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Foz do Iguaçu: UNIOESTE, 2005.

PINOTTI, Alexandre Junkes; AMARAL, Silas do. Simulação de Célula Automatizada para Aplicação Industrial – Paletização. In: CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 10., 2006, Ijuí – RS. Anais do XXI Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.

NAZÁRIO, Filipe Guolo; SILVA, Alexandre G. Aplicação de Visão Computacional On-board para Navegação em Ambientes Fechados. In: CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 10., 2006, Ijuí – RS. Anais do XXI Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.

ABB Robotics Products AB. Product Manual IRB 140. Article number: 3HAC 7569-1. Issue: M2000/Rev.1.

ABB Robotics Products AB. User’s Guide. Article number: 3HAC 0966-21. Issue: For BaseWare OS 3.1

Laércio Villa Paes. Construção de robôs móveis. Agosto de 2007. Cascavel – PR.

Leave a Reply