Laboratório de Materiais Elétricos

Ensino Pesquisa Extensão

Coordenador: Prof. M.Eng. Marcos Fergütz

Colaborador: Prof. Leonardo Salas Maldonado

Participantes: Adriano, André, Cleberson, Dênis, Ronny

Início: 2009/1

Previsão de Término: 2011/1

Nome do Projeto: Implantação do Laboratório de Materiais Elétricos

Objetivos: O projeto pretende criar uma infra-estrutura laboratorial com condições mínimas para suprir os conhecimentos indispensáveis à disciplina de Materiais Elétricos por intermédio de práticas laboratoriais. Pretende-se estruturar uma sala do departamento de Engenharia Elétrica, e equipa – lá para que o laboratório de Materiais Elétricos, inexistente no Departamento de Engenharia Elétrica, possa ser usufruído pelos acadêmicos do curso.

LABMEL-antigo

Foto do laboratório antes do projeto e das melhorias.

Em 2009, com a aquisição de equipamentos, foram idealizados experimentos com a expectativa de suprir aspectos práticos fundamentais e indispensáveis aos conteúdos apresentados e tratados na disciplina e imprescindíveis à plena capacitação oferecida pelo curso de Engenharia Elétrica da UDESC, além de alinhar as atividades do grupo ao Projeto Pedagógico do Curso. A sala foi reformada e com isso as aulas do laboratório iniciaram em 2009/02.

Experimento no Laboratório de MEL

Experimento no Laboratório de MEL

Em 2010, com o laboratório em pleno funcionamento, foram idealizados  e melhorados os roteiros do laboratório, totalizando seis experimentos, a saber: “Caracterização de Termopares” onde é feita uma análise da curva característica dos varios tipos de termopares e de termístores ; “Caracterização de Resistores” com análise das faixas de cor e caracterização dos varios tipos de resistores; “Caracterização de Capacitores” com análise dos capacitores eletrolíticos, cerâmica e de poliéster; “Análise de Materiais Ferromagnéticos” onde é feita a caracterização do numero de espiras de transformadores, a influência do entreferro no fluxo magnético e como melhorar o desempenho de transformadores; “Análise da Permissividade dos Materiais” caracterizando os varios tipos de di-elétrico; e “Análise de Propriedades Mecânicas dos Materiais”. Este último sendo realizado no laboratório de Ensaios Mecânicos do Departamento de Engenharia Mecânica da UDESC.

Para 2011 espera-se criar novos experimentos e melhorar o ambiente do laboratório, visto que com a reforma no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) o local das aulas foi alterado.

Leave a Reply