Laboratório de Controle de Processos

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Implementação de melhorias no Laboratório de Sistemas de Controle.

Coordenador: Prof.  Dr.  César R. C. Torrico.

Participantes: ClebersonLeandro

Início: 2010/1
Término: 2010/2

 

Objetivo:

A implementação de melhorias no Laboratório de Controle de Processos fundamenta-se na necessidade de suprir conhecimentos indispensáveis às disciplinas relacionadas a Sistemas de Controle, através da experimentação, ensaio e operação, por intermédio de práticas laboratoriais que permitam a visualização das propriedades dos materiais com os seus princípios funcionais.  A quantificação das variáveis e o comportamento dos princípios operacionais, em condutores, isolantes, sensores variados e transdutores, tais como, resposta à freqüência da fonte, temperatura, pressão, radiação, etc., propiciando uma visualização prática e consistente dos fenômenos elétricos envolvidos – imprescindíveis à formação do engenheiro eletricista.

Com a recente aquisição das bancadas didáticas MPS-PA da FESTO fez-se necessário criar novos roteiros experimentais para utilização nas disciplinas de Sistemas de Controle e Controle Clássico. Nos roteiros elaborados, sob a coordenação do prof. Dr. César R. C. Torrico, são apresentados as formas de controle da bancada e a eles estão associados conhecimentos inerentes a cada disciplina. As bancadas são controladas via CLP, LabView e Matlab.

Melhorias realizadas:

Melhorias na disposição física do laboratório: Foram removidos os móveis e equipamentos antigos e dispostos novas mesas obtidas através da redistribuição de móveis que houve no campus. Foram instalados quatro novos computadores recém adquiridos pelo departamento e dispostos as bancadas didáticas da FESTO ao lado dos computadores. Abaixo imagem de duas das quatro bancadas dispostas no laboratório já reformulado.

Estudo das bancadas didáticas adquiridas: Após as bancadas serem instaladas, iniciou-se o estudo delas e as diferentes formas de controlá-la. A partir do conhecimento obtido passou a ser desenvolvido os roteiros experimentais.

Desenvolvimento e teste dos roteiros experimentais: Foram desenvolvidos quatro roteiros, a saber:

  1. Introdução ao sistema de controle de processos “MPS –PA Estação Compacta”;
  2. Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos através da resposta ao degrau;
  3. Projeto de um controlador proporcional;
  4. Projeto de um controlador PID.

O primeiro experimento objetiva a ambientação do aluno com a bancada didática e as diferentes formas de se trabalhar com ela. O segundo experimento tem o objetivo de se obter o modelo matemático dos diferentes processos que a bancada proporciona. Os dois últimos experimentos têm por finalidade projetar controladores para algum processo que tenha sido obtido o modelo matemático no segundo experimento.

Informações sobre a bancada:

Roteiros já elaborados:

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