Implantação do Laboratório de Automação da Manufatura

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Criação de uma Infraestrutura Laboratorial para Ensino de Automação da Manufatura

Coordenador: André B. Leal.

Participantes: Amanda Santina Rodrigues Beloli, Rodolfo Lauro Weinert e Douglas Morais de Melo

Início: 2008
Término: -

 

Objetivo:

Joinville é o município mais industrializado de Santa Catarina, estado que detém o segundo PIB industrial per capita do país e ocupa o quinto lugar no ranking das exportações nacionais. Com mais de 1.500 indústrias, o parque fabril do município emprega hoje cerca de 58 mil funcionários e é responsável por cerca de 20% das exportações catarinenses. A cidade concentra grande parte da atividade econômica na indústria, com destaque para os setores metalmecânico, têxtil, plástico, metalúrgico, químico e farmacêutico. No atual momento de economia globalizada, as empresas precisam ter produtos de grande competitividade nos mercados interno e externo, o que tem levado grande parte das mesmas a buscar um maior nível de automação nos seus processos de fabricação.

Tendo em vista a importância do tema, a Automação da Manufatura consiste em uma das duas áreas de concentração do curso de mestrado em Engenharia Elétrica. Apesar disso, a formação dos alunos no curso de graduação é muito fraca principalmente por falta de uma infraestrutura laboratorial para ensino das disciplinas ligadas a esta área. Hoje em dia não é feita nenhuma experiência de laboratório que envolva sistemas de manufatura. No intuito de sanar este problema, no novo Plano Político Pedagógico (PPP) o currículo do curso de engenharia elétrica prevê uma disciplina específica sobre o tema e esta disciplina é fortemente voltada para atividades laboratoriais.

Desta forma, este projeto vai de encontro com os novos objetivos do curso e visa dar continuidade ao projeto de criação de uma infraestrutura laboratorial para o ensino de disciplinas da área de automação da manufatura. O projeto de ensino intitulado “Criação de uma infraestrutura laboratorial para ensino de automação da manufatura” foi realizado em 2008 e consistiu num ponto de partida para dar início à criação da infraestrutura laboratorial. Além disso, em 2009 foram adquiridos equipamentos voltados para o ensino de automação da manufatura. Os equipamentos estão desde 2011 sendo utilizados em atividades e ensino e a entrega final da célula deve se dar em 2013.

Tem interesse em participar?

Entre em contato com o coordenador do projeto e veja a disponibilidade de vagas do projeto.

Leave a Reply