Inclusão a Distância – IaD

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Inclusão a Distância

Coordenador: Mário Henrique Farias Santos

Participantes: Adriano Oliveira Pires, João Paulo Bertolini Sehn, Jonathan Lopes FlorêncioProf. Raimundo Nonato Gonçalves Robert, Ivo Mattos Soares, Prof. André Bittencourt Leal

Início: 02/2012
Término: 01/2013

 

Objetivo:

Este projeto ter por objetivo principal a criação de um ambiente virtual para a prática da educação a distância (EaD) dentro do CCT a fim de aumentar o alcance das atividades desenvolvidas no PET e na Universidade. Com isto, espera-se tanto levar os conhecimentos de dentro da universidade para a comunidade externa, quanto trazer pra IES conhecimentos de órgãos, institutos, empresas e outras IES.
Para a criação deste ambiente virtual pretende-se utilizar a plataforma Moodle, em concomitância com o criador de ambiente Joomla, além do software Camtasia ou similar.
Apesar de ser um projeto de extensão, o mesmo apresenta aspectos de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A relação entre extensão e ensino se dá uma vez que alguns dos cursos que serão ministrados para o público externo à universidade (alunos de escolas técnicas, por exemplo) deverão ser ministrados também para os discentes (principalmente para os calouros) do curso de Engenharia Elétrica. Além disso, alguns dos cursos destinados ao público externo abordarão conhecimentos adquiridos pelos petianos em seu curso de graduação. Outro aspecto importante é o de que o ambiente virtual desenvolvido deverá ser utilizado como ferramenta de apoio para cursos presenciais, cursos extracurriculares, videoconferências e para as disciplinas do curso de engenharia elétrica. A relação com a pesquisa se dá uma vez que alguns dos temas a serem ensinados pelos integrantes do projeto foram adquiridos durante a realização de projetos de iniciação científica desenvolvidos no contexto do PET.
Além disso, trabalhar-se-á com professores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica, e com professores dos departamentos de Física e Matemática para a criação (gravação) de minicursos sobre assuntos considerados de interesse do público-alvo. Com isso, espera-se propiciar a inclusão da comunidade que ainda não tem acesso à universidade, bem como se espera motivar o público alvo para ingressar na universidade.
Com o decorrer do curso, através de enquetes, serão levantadas outras possibilidades de cursos. Além disso, durante o decorrer do projeto será feita a abertura da atividade para outras escolas que venham a se interessar pela mesma. Ao término de cada curso, serão compilados os processos de avaliação e se dará início ao processo de divulgação das atividades. A avaliação do projeto ocorrerá através de questionários ao término de cada curso.
O projeto será coordenado pelo Prof. M.Eng. Mário Henrique Farias Santos, e conta com a participação dos professores André Bittencourt Leal e Raimundo Nonato Gonçalves Robert, do pesquisador Ivo Mattos Soares e dos bolsistas do PET Leandro Santos Monteiro, Adriano Oliveira Pires e Christian Joezer Meirinho.

Publicações Geradas:

PIRES, A. O. ; SCHMIDT, A. C. ; MONTEIRO, L. S. ; SOARES, I. M. ; ROBERT, R. N. G. . Aulas de apoio a distância em uma Faculdade de Engenharia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau – SC. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Brasília : ABENGE, 2011.

MONTEIRO, L. S. ; SCHMIDT, A. C. ; PIRES, A. O. ; SANTOS, M. H. F. ; SOARES, I. M. ; ROBERT, R. N. G. . Ambiente Virtual de Aprendizagem como ferramenta de apoio às aulas presenciais de Engenharia. In: VII International Conference on Engineering and Computer Education, 2011, Guimarães, Portugal. Anais do VII ICECE. Santos, SP : COPEC, 2011.

Tem interesse em participar?

Entre em contato com o coordenador do projeto e veja a disponibilidade de vagas do projeto.

Referencias Bibliográficas:

MOORE, M.; KEARSLEY, G, “Educação a Distância – uma visão integrada”, São Paulo, SP: Cengage Learning, 2008.

LITTO, F.; FORMIGA, M. (org), “Educação a Distância – o estado da arte”, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

SALVADOR, J. A.; ARENALES, S. H. V.; SCHÜTZER, W. “Educação a distância de disciplinas de matemática para o curso de Engenharia Ambiental”, Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Brasília: Abenge, 2010.

MORAES, U. C.; BARROS, S. D. P., “Atividades práticas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle – experiências no ensino superior”, Anais do VI Encontro Virtua Educa Brasil 2007, São José dos Campos: Univap, 2007.

“Moodle.org: open-source community-based tools for learning”, Disponível na internet via http://moodle.org/

SPRITZER, I. M. P. A.; XAVIER, L. S.; REIS, L. C. D., “Estratégia tecnológica na educação superior: do campus presencial à virtualização da sala de aula”, Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Brasília: Abenge, 2010.

BRASIL. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

KENSKI, V. M., “Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação”, Campinas, SP: Papirus, 2007.

GOMES. L. F., “Educação a distância e presencial: igualdade no desempenho dos alunos [online]”, Disponível na internet via

http://ead.folhadirigida.com.br/?p=331.

2 Responses

  1. ronaldo pedroso borges
    ronaldo pedroso borges 25/01/2014 at 19:39 |

    quantos tempo dura o curso de engenharia eletrica e qual o valor meu telefone e 4891741204

  2. renata
    renata 26/03/2014 at 16:07 |

    O curso de engenharia elétrica dura 5 anos e é uma universidade pública, portanto o curso é gratuito.

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