Fiscalização de instalações elétricas residênciais

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Adequando Residências as Normas sobre Eletricidade

Participantes: Ronny Knoch Gieseler , Mario Sergio de Oliveira Junior, Gustavo Lambert, Marcos Fergutz

Início: 2011/02
Término: 2012/02.

 

Objetivo:

eletricista.jpg
Tendo em vista que as normas regulamentadoras de instalações elétricas não são de conhecimento comum e pelo fato das mesmas sofrerem alterações esporadicamente, propõe-se a criação deste projeto para conscientizar e mostrar os riscos de uma instalação mal feita e fora das normas vigentes.
Outro fator que impulsiona a realização da atividade é a falta de atividades práticas focadas em instalações elétricas no curso de Engenharia Elétrica dentro do CCT-UDESC. Mostrando aos acadêmicos envolvidos a realidade da sociedade, espera-se que eles tomem consciência da situação das instalações da sociedade.
Tendo-se em vista que eles atuarão futuramente na comunidade, com essa atividade eles terão uma experiência de como deve ser aplicada a teoria aprendida da forma mais prática possível.
Atualmente, O projeto atuará em comunidades da região de Joinville, visitando residências, escolas, prédios públicos, dentre outros que tenham algum problema com relação a sua instalação elétrica ou que estejam ligadas a equipamentos da rede que apresentem mal funcionamento (ex: transformadores).
Em 2011/2 foi realizado o início das atividades com uma visita de testes no bairro Bom Retiro em uma casa que apresentava problemas em sua instalação , sendo esses problemas constatados previamente pelo grupo PET engenhaira elétrica da UDESC com o projeto ‘Universidade na Comunidade’ que se focava em saber as despesas e gastos com energia elétrica nos bairros Bom Retiro e Jardim Paraiso. Estas visitas testes são realizadas apenas pelos coordenadores do projeto e pelo professor responsável, desta forma é possível visualizar os possíveis problemas que ocorrerão com a ida de um maior numero de acadêmicos. A proxima visita de testes será para uma escola estadual no bairro Bom Retiro no início de 2012.
Nas visitas futuras serão verificadas quais as alterações que deverão ser feitas para adequar a residência às normas vigentes. Esse estudo será realizado por acadêmicos das disciplinas de Instalações elétricas residenciais e Instalações elétricas prediais, egressos das mesmas, sob a supervisão do professor responsável pelas disciplinas e portador de cadastro no CREA/SC.
O projeto tem forte relação entre pesquisa, ensino e extensão e apresenta um ganho para ambos os lados, tanto para universidade, quanto para a comunidade. Os maiores problemas residem na dificuldade de conscientizar os moradores de que sua residência está irregular e de fazer as visitas de forma que os acadêmicos se sintam motivados a participar.

Tem interesse em participar?

Entre em contato com o coordenador do projeto e veja a disponibilidade de vagas do projeto.

One Response

  1. Conheça a aba “Atividades” « PET Engenharia Elétrica

    [...] realizadas no Bom Retiro e Jardim Paraíso. Esses dados estão sendo usados pelo projeto de Fiscalização de instalações elétricas residênciais mas poderão servir para diversas atividades que serão realizadas pelo grupo no futuro. [...]

Leave a Reply