Fibra Ótica

Ensino Pesquisa Extensão

Coordenador: Prof. Dr. Aleksander Sade Paterno

Participantes: Gustavo, Jean C. Graf, Douglas Cemin, Vinicius S. Sanches.

Início: Agosto/2009
Término: Em execução.

Nome do Projeto:

Objetivos:
Estudar aspectos de propagação em fibra óptica e os conceitos mais importantes a isso relacionados e sua construção para realizar um apresentação dos conteúdos estudados, assim como obter subsídios teóricos para uma posterior aplicação prática na fabricação de sensores;
Entender como ocorre a propagação de sinais ópticos em fibras ópticas e posteriormente em tapers em fibras ópticas;
Caracterizar e utilizar os tapers para fabricação de sensores de índice de refração e também o fincionamento da máquina que produz tapers;
Elaborar um método para fixar dispositivos nanométricos em um suporte para a fabricação de sensores;
Elaborar esquemas para melhora da máquina de fabricação de tapers seja no domínio da mecânica (desenvolvendo peças) ou eletrônica (desenvolvendo e aplicando circuitos optoeletrônicos).

Atividades:

Revisão bibliográfica, utilizando Fiber-Optic Communications Systems, third Edition. Govind P. Agrawal. Além de leitura dos principais artigos relacionados ao assunto.
Desenvolvimento de seminários frequentes para fixação nos participantes dos principais conceitos envolvidos e idéias.
Familiarização com as técnicas de fabricação, manipulação e processamento de fibra óptica – iniciado por meio da clivagem e emenda em fibras ópticas monomodo padrão.
Montar circuito optoeletrônico para desenvolver uma fonte de luz em banda larga de forma a iluminar os sensores sendo fabricados na máquina de tapers durante o processo de fabricação, após familiarização com as técnicas de processamento de fibras, bem como familiarização com as diferentes fibras a serem utilizadas (monomodo padrão e fibra dopada com Érbio). O circuito optoeletrônico será feito pelo professor e os alunos acompanharão a contrução.
Caracterizar os circuitos optoeletrônicos contendo fotodetectores e verificar se estão conseguindo detectar a potência produzida pela fonte construída em conjunto com o colega de IC.
Estudar como será feito o processo de evaporação de filmes sobre os sensores e conhecer a máquina que fará tal procedimento. Esssa fase será coordenada pelo professor Fragalli.

Referências Bibliográficas:

(Fiber-Optic Communications Systems, third Edition. Govind P. Agrawal. Além de leitura dos principais artigos relacionados ao assunto.)

Eventos:

“Seminário sobre fibra ótica”, 23 de Outubro de 2009, UDESC – Joinville.

Leave a Reply