ELETROMAG – Melhorias no Laboratório de Eletromagnetismo

Coordenador: Airton Ramos;

Participantes: Rodolfo Lauro Weinert, Mario Sergio de Oliveira Junior, Eduardo Falchetti Sovrani.

O Estudo das propriedades de materiais magnéticos é uma das etapas mais importantes do estudo da disciplina eletromagnetismo. Os materiais magnéticos são usados em diversas máquinas elétricas como motores e transformadores elétricos e o conhecimento de suas propriedades, tais como: permeabilidade magnética, magnetização de saturação, campo coercitivo e perda de energia na magnetização são informações extremamente importantes para se efetuar a análise e o projeto desses equipamentos.

No âmbito de um laboratório de ensino de eletromagnetismo, um instrumento de medição das propriedades magnéticas de núcleos permite a realização de diversas análises que proporcionam aos alunos a possibilidade real de interligar modelos matemáticos usados no estudo teórico com a realidade física dos materiais envolvidos. Isso fortalece e aprofunda o aprendizado. 

O projeto de ensino tem por objetivo desenvolver um instrumento de análise de propriedades magnéticas de materiais e aplicar no estudo prático do magnetismo no Laboratório de Eletromagnetismo .

Leave a Reply