CAT – Ciência ao Alcance de Todos

Nome oficial do projeto: Ciência ao Alcance de Todos
Coordenador: Yales Rômulo de Novaes.
Participantes: Aline Kalil Elias, Bruno Bertoldi, Cleiton Oliveira de Souza, Eduardo Falchetti Sovrani, Guilherme do Nascimento, Júlia Isabela Dantas,  Maicon Pedroso.
Criação: Novembro de 2010.
Localização: Sala E-38,Sala do PET.
Classificação: Extensão.
 Contato: (47)4009-7943 ou ciencialcancetodos@gmail.com

Objetivos:

O projeto Ciência ao Alcance de Todos (CAT) foi criado no ano de 2010 e começou a desenvolver suas atividades no início em 2011. Entre os seus principais objetivos está a divulgação da Universidade e do Ensino Superior para a sociedade, de forma a despertar o interesse em ciência e tecnologia nos estudantes de ensino médio, assim como da comunidade em geral, a qual tem estado um tanto quanto alheia ao assunto.

Esse trabalho é feito de duas maneiras. A primeira delas é através de aulas voltadas à  realização de experimentos práticos relacionados à ciência e a conteúdos vistos em sala de aula em turmas de ensino médio de escolas públicas.  A outra vertente é relacionadas à exposição dos trabalhos em mostras em praças públicas, eventos e  escolas, nas quais levam-se a locais públicas protótipos e atividades práticas do curso de engenharia elétrica. As mostras em grande maioria possuem um público mais diversificado, englobando tanto alunos como demais pessoas da sociedade. O projeto também participa de feiras de ciência apresentando dispositivos desenvolvidos dentro da própria universidade, aproximando o público alvo do ensino superior e estimulando-os a ingressar futuramente em uma IES (Instituição de Ensino Superior). Até o primeiro semestre de 2014, o CAT realizou atividades em 5 escolas, atingindo cerca de 400 alunos. Nos últimos dois semestres realizaram-se 7 mostras atingindo um público de 800 pessoas.

Aula prática realizada na Escola Tufi Dippe.

 Mostra realizada na FECITEJ de 2015.

 Dentro da própria universidade na área de ensino, promovem-se eventos em matérias específicas do curso de engenharia elétrica, de modo a oportunizar maior contato de novos alunos com a área de atuação, além de oferecer suporte para realização de projetos em equipe que serão avaliados e recompensados com o aprendizado. Uma atividade nessa linha tem sido desenvolvida há 3 semestres, atingindo cerca de 120 alunos. Deve-se ressaltar que os acadêmicos participantes do projeto CAT estão inseridos em um ambiente de trabalho que viabiliza o desenvolvimento de determinadas habilidades, como portar-se bem em público, apresentando ideias com confiança, assim como o aprendizado técnico contínuo, em uma via de mão dupla, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo, de modo a auxiliar no crescimento profissional.

Alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica realizando atividade proposta pelo CAT.

Leave a Reply