Assistiva

Ensino Pesquisa Extensão

Nome oficial do projeto: Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social

Coordenador: Fabrício Noveletto

Participantes:     Angelo Emanuel Lanzoni, Amanda Santina Rodrigues BeloliAndré Bittencourt Leal, Fabrício Noveletto, Filipe Barreto de Oliveira, João Paulo Bertolini Sehn , Rodolfo Lauro Weinert, Vinicius Pelizzer Casara .

Início: 01/2012
Término: em andamento

 

Descrição:

Este projeto se destina ao desenvolvimento de soluções de Tecnologia Assistiva (TA), realizado através de estudos e análise das reais necessidades dos deficientes físicos e/ou idosos, buscando minimizar as suas dificuldades cotidianas, principalmente por meio do desenvolvimento de equipamentos de baixo custo que visem melhorar os aspectos relacionados as suas incapacidades funcionais, promovendo assim, sua inclusão na sociedade. O projeto também contará com a participação de entidades relacionadas a área da saúde que fazem uso da TA. Essa parceria se dará no sentido de integrar os equipamentos desenvolvidos na UDESC no cotidiano das pessoas a serem beneficiadas, de maneira a causar o menor transtorno e a melhor adaptação possível. Dentre as parceiras, o projeto terá o importantante apoio do curso de Terapia Ocupacional (Conceito 4) da Faculdade Guilherme Guimbala, que participará ativamente dos aspectos teóricos viculados à saúde, bem como na fase de teste e validação dos equipamentos desenvolvidos. Além disso, a divulgação na mídia e na internet, das ações do projeto e dos equipamentos desenvolvidos poderão atingir um público muito maior do que o proposto.

Objetivo:

Este projeto se destina ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas que proporcionem uma evolução
significativa no grau de independência ao indivíduo portador de incapacidades funcionais e que promovam uma melhora na qualidade de vida desse indivíduo.

Publicações Geradas:

Tem interesse em participar?

Entre em contato com o coordenador do projeto e veja a disponibilidade de vagas do projeto.

Referencias Bibliográficas:

[1] Tecnologia assistiva nas escolas. Recursos básicos de assebilidade socio-digital para pessoas com deficiência. Microsoft Education, Its Brasil. 2008.

[2] Bersch, Rita; Introdução à Tecnologia Assistiva. 2008.

[3] Galvão Filho, Teófilo Alves. Tese de Doutorado – Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009.

[4] Pelosi, M.B. Portal para ajudas técnicas. Tecnologia Assistiva: recursos de acessibilidade ao computador. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

[5] Pelosi, M.B. Tese de Doutorado – Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2008.

[6] Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa em http://www.comunicacaoalternativa.com.br/

[7] Portal Nacional de Tecnologia Assistiva em www.assistiva.org.br.

[8] Oishi, Meeko Mitsuko K.; Mitchell, Ian M.; Van der Loos, H. F. Machiel; Design and Use of Assistive Technology: Social, Technical, Ethical, and Economic Challenges; Ed. Springer, 2010. Online em http://www.springerlink.com/content/978-1-4419-7031-2#section=780572&page=1&locus=82

One Response

  1. XV SulPET « PET Engenharia Elétrica

    [...] em parceria com o i9 e com o GERM assim como os projetos “Ciclo de Treinamentos“,”Grupo Assistiva“,”Pesquisa sobre MPPT em painéis solares“,”Robótica e educação” e [...]

Leave a Reply