ALPHA – Algoritmos e Linguagem de Programação com Arduino

Nome oficial do projeto: ALPHA.
Coordenador: Mariana Santos Matos Cavalca
Participantes:  Lucas Keiji Hori Rosa, Carlos Bonifácio Eberhardt Frando, Diogo Mezzalira, Giovani Venturi, Henrique Ludtke Siebert, Leandro Jun KimuraLucas Schulze,  Marcel Maciel Fernandes, Sarah Seidenfúss Francisco.
Criação: Março de 2013.
Localização: Sala E-38,Sala do PET.
Classificação: Ensino e Extensão.
Contato: (47) 3481 – 7943

Justificativa:
Após notado o alto índice de reprovação na disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação – ALP, da Engenharia Elétrica, foram iniciados trabalhos nas turmas visando atribuir uma atividade prática a uma disciplina teórica,  a fim de diminuir os índices de reprovação no curso, além de propiciar o contato com assuntos que só são abordados em disciplinas mais avançadas por meio da montagem de protótipos. Além disso, dificuldades educacionais encontradas no sistema brasileiro de ensino básico são evidentes. Percebe-se uma ausência generalizada sobre conhecimentos básicos de ciência nos jovens. Com isso, se faz necessário a adição de atividades mais práticas para relacionar o que é aprendido com o cotidiano, atuando no conhecimento ativo e pleno. Dessa forma, o projeto ALPHA visa desenvolver o interesse pelas áreas de programação e lógica através de determinadas plataformas de programação.

Público – Alvo:
O público-alvo é composto por alunos de ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Objetivo Geral:
Atuar na melhoria de ensino na disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação – ALP, trazendo ao estudante de engenharia elétrica aulas envolvendo tanto a programação quanto a montagem de projetos, através da plataforma Arduino®, sendo escolhida entre tantas plataformas por ser a mais didática e intuitiva. Objetiva-se também levar aos estudantes externos a IES o universo da programação e com isso desenvolver o raciocínio lógico e matemático, além de despertar o interesse pela área.

Objetivos Específicos:
- Utilizar o máximo de Hardwares periféricos na plataforma Arduino®;
- Realizar projetos finais para a disciplina de ALP;
- Diminuir a evasão do curso de Engenharia Elétrica;
- Aproximar os graduandos da área de microcontroladores;
- Despertar o interesse dos alunos externos a IES pelo ensino superior e pela área de algoritmos e programação;
- Contribuir para a melhoria da formação escolar dos alunos;
- Tornar os conceitos das disciplinas das ciências exatas mais atrativos para o público-alvo;
- Viabilizar um maior contato entre sociedade e a universidade.

Leave a Reply