Dirigir? Até quando?

Publicado por: Em: 13/11/2014

Já faz alguns anos que pesquisadores afirmaram que carros sem motoristas estão mais próximos da nossa vida do que imaginávamos. Não é algo tão fácil de imaginar, entrar em um carro, dar um comando de voz contendo o endereço de destino e somente relaxar enquanto o carro te leva sozinho, mas é bom se acostumar com esta ideia, pois já existem carros como este sendo testados e não apresentando grandes problemas até o momento.
O carro em si nada mais é que a junção de vários dispositivos já existentes em carros de luxo, como freios automáticos, autoestacionamento, ferramentas de segurança, com um sistema de controle que inclui sensores de posicionamento, radares, câmeras, dentre outros. Para melhor entendimento de como funciona abaixo segue uma imagem que mostra o básico do funcionamento do modelo fabricado pela Google:

Segundo estudo da EY o carro sem motorista chegará a 75% do mercado em 2035 e a maior barreira para a chegada ao mercado não é mais o desenvolvimento tecnológico, mas sim a questão legislativa. Ainda há perguntas não respondidas, por exemplo, sobre a responsabilidade dentro de um acidente. Sem motorista, quem poderá ser responsabilizado pela ocorrência? E os seguros, como vão medir o risco atribuído ao condutor?
Com certeza ainda são necessários muitos testes e muitas mudanças até que não se precise dirigir para ir para o trabalho ou à faculdade, mas isso não está tão longe de acontecer, muitos avanços no ramo automobilístico ocorrerão em breve.
Para mais dados e curiosidades:
http://www.slate.com/articles/technology/technology/2014/10/google_self_driving_car_it_may_never_actually_happen.html
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2014-09-02/carro-sem-motorista-chegara-a-75-do-mercado-em-2035.html
http://carros.ig.com.br/especiais/como+funciona+o+carro+que+dirige+sozinho+criado+pelo+google/6112.html

Leave a Reply