Campeonatos de robótica vão movimentar Udesc Joinville nesta quinta

Publicado por: Em: 13/10/2014

Serão realizados nesta quinta-feira, 16, no ginásio de esportes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, o 2º Campeonato Interescolar de Robótica Móvel e o 5º Campeonato de Robótica, do Grupo Estudantil de Robótica Móvel (Germ). A iniciativa é do projeto Robótica e Educação (ROB), ligado ao programa de extensão Incluir com Ciência e Tecnologia, do Departamento de Engenharia Elétrica.

O Campeonato Interescolar vai envolver 35 estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental de quatro escolas joinvilenses. Os alunos estarão divididos em sete equipes, classificadas em seletivas internas. Os competidores utilizarão robôs programados por eles próprios, que disputarão as provas de seguidor de linha e deslocamento de objetos.

Os participantes da competição receberam um minicurso de 14 horas, ministrado pelos acadêmicos da Udesc, no qual aprenderam a associar os ensinamentos de programação aos conhecimentos adquiridos nas aulas de física e matemática. Por meio da iniciativa, os alunos ainda desenvolveram noções de lógica e puderam ter um maior contato com as Ciências Exatas e o ensino superior.

Paralelamente ao Campeonato Interescolar, será realizado, no mesmo local, o 5º Campeonato de Robótica do Germ. A competição irá reunir 13 equipes, de três integrantes cada, formadas por estudantes de Engenharia Elétrica. O campeonato será realizado em duas etapas, uma delas deverá ser cumprida em uma pista simples e a outra em uma pista com obstáculos. Vencerá a equipe que concluir os dois percursos em menor tempo.

O Campeonato Interescolar acontecerá das 15h às 19h e o Campeonato do Germ será das 17h às 21h. Ambos os eventos serão realizados no ginásio de esportes da universidade e terão como premiação medalhas e troféus para os primeiros colocados.

Leave a Reply