XVII SulPET

Publicado por: Em: 13/05/2014

Entre os dias 1º e 3 de maio a UDESC Joinville sediou o XVII SulPET, Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul do Brasil, organizado pelo PET Engenharia Elétrica UDESC. O evento contou com mais de 130 representantes dos PETs da região Sul do Brasil, entre tutores, discentes e membros externos.

O SulPET ocorre anualmente desde 1996 e tem como objetivo principal discutir as diretrizes do Programa de Educação Tutorial e possibilitar a troca de experiência entre os grupos. No evento são criadas deliberações que são levadas ao Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) visando a melhoria do programa e da educação do país.

Na sexta-feira iniciaram-se as atividades com os GDs (grupos de discussão), debatendo temas relacionados à educação tutorial no ensino superior, relação PET e comunidade e filosofia e diretrizes gerais do PET. As discussões reforçaram e geraram conceitos e ideias que foram posteriormente apresentados na assembleia geral. Ainda na sexta-feira, nos GTs (grupos de trabalho), foram discutidos e elaborados encaminhamentos de itens para a assembleia geral referente às questões legais do programa, formas de avaliação, mobilização e organização política e aspectos relacionados ao CLAA.

No sábado pela manhã ocorreu o encontro por áreas, momento de maior troca de conhecimento entre os grupos através do compartilhamento de experiências e atividades realizadas, além de discussões quanto a realidade de cada PET e IES. No mesmo dia, pela tarde, ocorreu a assembleia geral, onde foram discutidas e votadas as deliberações a serem encaminhadas ao ENAPET.

Durante a assembleia foi também apresentada a candidatura da Universidade Estadual de Londrina – UEL à sediar o XVIII SulPET, sendo aprovada por aclamação.

Organização

A comissão organizadora do XVII SulPET composta pelo tutor do grupo PET Engenharia Elétrica, André Bittencourt Leal, e os 16 integrantes desse grupo organizaram o evento em aproximadamente 2 meses, em uma condição emergencial, tendo total apoio da UDESC. Durante o evento, a organização também contou com a ajuda de membros dos grupos PET Geografia e Zootecnia da UDESC e PET Biologia da FURB.

Apesar das limitações de representatividade dos grupos e espaço físico da IES, o evento foi um sucesso, tendo contado com a participação do presidente da CENAPET, Álvaro Leonardi Ayala Filho e o Diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff.


Leave a Reply