Projeto de Extensão do PET recebe nota máxima no 8º Encontro de Extensão da UDESC

Publicado por: Em: 07/12/2012

2011.1

O 8º Encontro de Extensão da UDESC, realizado entre os dias 08 e 09 de novembro, contou com a apresentação de cerca de 200 projetos de extensão da universidade. Estes projetos foram avaliados quanto aos seguintes critérios:

- Atuação transformadora e de Impacto sobre questões regionais prioritárias;

- Interação com a comunidade;

- Relevância social, ambiental, artística, cultural, científica e/ou econômica;

- Linha de Extensão Proposta concorda com a(s) Área(s) Observada(s) na Ação;

- Caráter interdisciplinar, interdepartamental, intercentros e interinstitucionais;

- Pertinência técnica e metodológica da atividade;

- Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão;

- Possibilidade de impactos das ações do projeto no processo de qualificação dos AcadÊmicos(as) e dos cursos envolvidos.

O projeto “Incluir com Ciência” ficou em primeiro lugar na área de Educação, empatado com três outros projetos, segundo avaliação retificada do encontro. O programa foi o que obteve a melhor classificação entre as ações da Udesc Joinville.

Coordenado pelo professor André Bittencourt Leal, o programa “Incluir com Ciência” é a junção de quatro projetos internos: “Adequando Residências às Normas sobre Eletricidade”, “Ciência ao Alcance de Todos”, “Inclusão a Distância” e “Robótica e Educação”.

O primeiro visa promover uma readequação de residências da cidade de Joinville através de uma análise realizada em visitas de campo pelo professor e alunos da disciplina de PEP – Projetos Elétricos Prediais.

O segundo projeto propõe à inclusão social da comunidade em geral por intermédio da divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia, seja no auxílio aos professores de escolas públicas em aulas de física, seja na realização de mostras sobre ciência, tecnologia e inovação em locais públicos.

O terceiro projeto se concentra na criação de um ambiente virtual para ensino a distância bem como a disponibilização de cursos online, de forma gratuita, para a população da região.

Já o quarto projeto tem por objetivo promover a inclusão social de estudantes regularmente matriculados em escolas públicas por intermédio do uso de kits de robótica móvel.

Para conhecer as pontuações de todos os trabalhos da área de Educação acesse o link abaixo.

http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/1235/educacao.pdf

Leave a Reply