Programa de extensão do grupo PET é beneficiado pelo edital ProExt

Publicado por: Em: 28/08/2012

proext1.jpgO grupo PET em conjunto com professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UDESC colhe os frutos de sua jornada na realização de atividades de pesquisa e extensão! O programa de extensão “Incluir com Ciência” foi contemplado com verba de R$150 mil para realização de suas atividades durante o ano de 2013. Os recursos serão concedidos pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, que tem o objetivo de apoiar instituições públicas de ensino superior, de todo o país, no desenvolvimento de programas que contribuam para a implementação de políticas públicas. Dos 330 programas submetidos ao edital na categoria “Educação”, o programa do grupo ficou na posição 31.

O programa “Incluir com Ciência” tem por objetivo promover a inclusão social, em diversas dimensões, por intermédio da ciência e da tecnologia. O programa é composto de três projetos internos, a saber: “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social”, “Ciência ao Alcance de Todos” e “Robótica e Educação”.

assistiva.jpg
No projeto “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social” o objetivo principal consiste em promover a inclusão social de pessoas com deficiência por intermédio do desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas para este público. Tal inclusão deve se dar em função de uma maior autonomia e independência das pessoas beneficiadas pelas tecnologias desenvolvidas.

O projeto “Ciência ao Alcance de Todos” visa à inclusão social da comunidade em geral por intermédio da divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia. Este projeto apresenta duas frentes, uma voltada para auxiliar professores de escolas públicas em aulas de física e outra destinada à realização de mostras sobre ciência, tecnologia e inovação em locais públicos de grande circulação de pessoas.

proext3.jpg

 

O projeto “Robótica e Educação” tem por objetivo promover a inclusão social de estudantes regularmente matriculados em escolas públicas por intermédio do uso de kits de robótica móvel. A inclusão deve se dar por intermédio da motivação destes jovens pela busca do conhecimento, pelo despertar do interesse dos jovens pelas ciências exatas e engenharias, e pela melhoria da autoestima e da autoconfiança destes jovens. Espera-se ainda motivar os jovens a continuar seus estudos em um curso de nível superior na área de engenharias ou ciências exatas.

 

O coordenador deste programa e coordenador do projeto “Ciência ao Alcance de Todos”, prof. André Bittencourt Leal, possui ampla experiência na coordenação de equipes e projetos, tendo coordenado mais de 15 ações extensionistas. Além disso, é tutor do Grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC. Os coordenadores dos projetos “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social” e “Robótica e Educação”, prof. Fabrício Noveletto e profa. Ana Teruko Yokomizo Watanabe, respectivamente, também possuem experiência na coordenação de equipes e projetos de extensão. Além disso, o programa e os três projetos consistem numa continuidade de projetos desenvolvidos atualmente pelos respectivos coordenadores. Projetos semelhantes a estes vêm sendo realizados pelo grupo PET desde 2009.

Outro aspecto positivo deste programa de extensão são as diversas parcerias estabelecidas com escolas, associações comunitárias e uma Instituição de Ensino Superior. O projeto Assistiva terá o importantante apoio da professora Winny Kessy Keller da Costa (http://lattes.cnpq.br/1381855735430092) do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala (Associação Catarinense de Ensino – ACE) e também do professor Antonio Vinicius Soares (http://lattes.cnpq.br/4490276992047393) do curso de Fisioterapia da mesma IES. Estes participarão ativamente dos aspectos teóricos vinculados à saúde, bem como na fase de desenvolvimento das tecnologias assistivas, testes e validação dos equipamentos desenvolvidos. Além disso, participam do projeto professores das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sendo portanto uma equipe multidisciplinar.

Várias entidades da região também estarão envolvidas, desempenhando papel primordial no sentido de auxiliar no levantamento das principais demandas das pessoas com deficiência para que se possa desenvolver tecnologias que beneficiem este público:

Associação de Deficientes de Joinville (ADEJ)

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (NAIPE)

Casa da Inclusão (Sesi Escola Educação de Jovens e Adultos com Deficiência)

Estas entidades também terão papel fundamental nas etapas de discussão das soluções e, algumas delas, na etapa de testes e acompanhamento da adaptação dos equipamentos desenvolvidos. Vale destacar que os contatos com estas instituições já foram estabelecidos e as memas se dispuzeram a desenvolver tal parceria na realização deste projeto.

De forma semelhante, algumas escolas que vêm trabalhando em parceria com a UDESC em projetos de extensão já confirmaram o interesse em participar das atividades a serem desenvolvidas nos projetos “Ciência ao Alcance de Todos” e “Robótica e Educação”. Estes dois projetos também estão em andamento em 2012, mas com recursos escassos e atendendo a um público reduzido se comparado com o previsto para 2013.

Outro aspecto importante deste projeto é o forte envolvimento de discentes do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC. Em especial, participarão os 12 bolsistas do Grupo PET Engenharia Elétrica, além de voluntários e outros discentes do mesmo curso. Alguns discentes realizarão seus Trabalhos de Conclusão de Curso sobre os temas abordados neste programa de extensão. Alunos do PIBID dos cursos de licenciatura em Física e Matemática da UDESC também deverão ser envolvidos nos projetos “Ciência ao Alcence de Todos” e “Robótica e Educação”, auxilizando nas aulas realizadas no contexto destes projetos. Desta forma, além dos importantes ganhos diretos para a comunidade (público-alvo), certamente este programa trará ganhos indiretos relacionados a uma formação ampla e cidadã destes alunos. Espera-se que com esta participação ativa dos alunos eles passem a desenvolver ações voltadas para a comunidade mesmo após sua formação universitária.

Por fim, vale destacar que muito embora este programa tenha que ser formalmente finalizado em 2013, nos anos seguintes os projetos serão reeditados no contexto de editais internos da UDESC. Assim, após o encerramento formal deste programa junto ao MEC, os materiais e equipamentos adquiridos serão utilizados em projetos de extensão com os mesmos propósitos dos projetos que compõem este Programa.

 

Integrantes do Programa e dos projetos internos

Prof. André Bittencourt Leal, coordenador do Programa e também do projeto “Ciência ao Alcance de Todos” e integrante dos demais projetos

Profa. Ana Teruko Yokomizo Watanabe, coordenadora do projeto “Robótica e Educação” e participante do projeto “Ciência ao Alcance de Todos”.

Prof. Fabrício Noveletto, coordenador do projeto “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social”

Prof. Ricardo Ferreira Martins, integrante do projeto “Robótica e Educação”

Prof. Fernando Humel Lafratta, integrante do projeto “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social”

Prof. Volney Coelho Vincence, integrante do projeto “Assistiva – Tecnologia para a Inclusão Social”

Todos os integrantes do Grupo PET Engenharia Elétrica

 

Técnico-administrativo da UDESC

Jonas Daniel Porto (divulgação)

 

Membros externos a UDESC

Antonio Vinicius Soares (Faculdade Guilherme Guimbala)

Winny Kessy Keller da Costa (Faculdade Guilherme Guimbala)

2 Responses

  1. Lérida Povoleri
    Lérida Povoleri 29/08/2012 at 11:50 |

    Parabéns a todos do Projeto e em especial ao PET tutorado por este exemplar educador
    André Leal

  2. Regina Kato
    Regina Kato 05/09/2012 at 10:37 |

    Um exemplo a ser seguido. Parabenizo os alunos envolvidos, colaboradores e em especial prof. Andre Leal por colocar a ciência ao alcance de muitos e aplicá-la a serviço da comunidade.

Leave a Reply