Grupo PET apresenta protótipos na 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina

Publicado por: Em: 02/07/2012

O grupo PET  Engenharia Elétrica da Udesc esteve presente na 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina. Durante o evento, foi apresentado o protótipo de uma casa sustentável. A intenção foi demonstrar, de maneira simples e objetiva, a geração de energia a partir de meios limpos e renováveis, por meio de um aerogerador e de painéis solares.

PET Engenharia Elétrica e UDESC na III Feira Sustentável de Santa Catarina.

O aerogerador tem como princípio de funcionamento a transformação da energia proveniente dos ventos em energia elétrica, através de uma hélice acoplada ao eixo de um gerador. Quando o vento incide sobre a hélice a mesma gira, a energia cinética do vento está sendo transferida para a hélice. Como tal hélice está acoplada ao eixo de um gerador, o movimento da mesma cria variação do fluxo de campo magnético, gerando tensão em seus terminais.
Já os painéis fotovoltaicos transformam a energia incidente na forma de luz em energia elétrica. De maneira simplificada, quando uma dada radiação incide sobre os semicondutores que constituem o painel, ocorre o surgimento de corrente elétrica a qual alimenta, juntamente com o aerogerador, a casa.
O protótipo faz parte do projeto Ciência ao Alcance de Todos (CAT), desenvolvido pelo Grupo PET. Outros projetos do PET também foram mostrados no estande da Udesc.
A 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina apresenta uma programação diversificada, com a comercialização de produtos de agricultura familiar, espaço para debates, atividades de capacitação e atividades culturais. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho no Expocentro Edmundo Doubrawa, com entrada gratuita.
A 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Prefeitura de Joinville. A programação cultural da feira é uma organização da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

Links : Youtube
Ndonline
TVimagemNET
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Leave a Reply