PaPaCaPim é vice-campeão em Jaguariúna!

Publicado por: Em: 18/06/2012

representantesedsite (1).jpg

O Papa-Capim ficou em segundo lugar no Winter Challenge 2012, competição realizada em Jaguariúna – São Paulo, nos dias 7 e 8 de junho. O robô, que acumula vitórias na edição passada ocorrida em Itajubá – MG e na Intercon 2011 em Lima, no Peru, disputou a categoria Sumô Autônomo 3kg. Na briga com mais 14 robôs, ficou a frente de concorrentes considerados fortes como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP).

O Winter Challenge 2012 teve a participação de 450 pessoas, totalizando 192 robôs. O Grupo Estudantil de Robótica Móvel (Germ), da Udesc Joinville, terminou a disputa atrás Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O evento foi organizado pelo Robocore, grupo que promove competições de robótica no intuito de incentivar a criação de novas tecnologias e difundir o conhecimento por meio da troca de experiências.

Na competição, duas equipes duelam por vez e o robô que empurrar o adversário para fora das linhas demarcadas é o vencedor. As disputas são divididas em quatro categorias: Seguidor de linha, Hockey, Sumô e Combate. São colocados em prática os conhecimentos obtidos dentro da sala de aula, entre eles, mecânica, elétrica, programação, inteligência artificial, processos de fabricação, resistência dos materiais e design.

A UDESC Joinville foi representada pelos estudantes Renata Pedrini e William Hepp, que assumiram a responsabilidade de colocar na ativa o robô criado pelos estudantes Kledson Alves e Cleiton Ferigollo com auxílio dos professores Cesár Torrico e André Bittencourt Leal. Segundo Renata. A estudante ressalta que na competição reinava um espírito de ajuda mútua, existindo rivalidade apenas dentro da arena de combate e, graças a isso, o problema do Papa Capim foi solucionado. “Havia equipes de todo o Brasil, além de equipes do exterior. A competição é uma ótima oportunidade de intercâmbio de informações entre os estudantes.”, avalia.

Conheça o grupo Germ. Ele conta hoje com seis integrantes e surgiu inicialmente como um projeto do grupo PET Engenharia Elétrica, mas hoje já engloba estudantes de toda a graduação. Tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes pela robótica móvel, com campeonatos internos, aulas de robótica com calouros, além do desenvolvimento de robôs para competições.

Leave a Reply