Acadêmicos são premiados no Desafio Solar Brasil

Publicado por: Em: 28/03/2012

O trabalho exaustivo dos 16 alunos, dos cursos de engenharia elétrica, mecânica e produção foi recompensado e garantiu a equipe da UDESC Joinville o troféu de melhor Projeto no Desafio Solar Brasil 2012. Em função de um acidente no reboque do barco após uma das provas da competição, a equipe Solar Udesc se desdobrou para conseguir reformar o protótipo faltando pouco mais de 24 horas para a segunda etapa do Desafio Solar Brasil. O trabalho em conjunto foi fundamental na reconstrução, garantindo a eles mais um premio pela superação. Os acadêmicos disputaram o campeonato no último dia 17, em Florianópolis.

4422.jpg

O Petiano Felipe G. Stein é integrante da equipe Solar UDESC e desenvolveu durante o seu projeto de pesquisa o sistema eletrônico de controle de carga das baterias do barco solar com MPPT (Maximum Power Point Tracking), sistema este que rastreia o ponto ótimo de operação dos paineis fotovoltaicos da embarcação.
“O troféu foi merecido em função do espírito desafiador e combativo demonstrado pelo trabalho em equipe”, enalteceu o professor Gustavo José Fleury Charmillot, coordenador do grupo. A embarcação tinha por finalidade aproveitar ao máximo as condições climáticas, resultando em um barco mais leve e eficiente devido às placas, motor e baterias incrementadas que aproveitam a energia armazenada nos painéis, possibilitando navegação mesmo em dias de céu cinzento.O Barco Solar UDESC é um projeto extracurricular que além do aproveitamento da energia solar na embarcação, visa integrar os estudantes de engenharia. “Mais do que qualquer resultado a possibilidade de ter feito o projeto, participado, identificado às melhorias e os problemas, tudo serve como aprendizado”, avaliou Gustavo.

Reportagem no RBS Notícias.

Acesse o Blog da equipes Solar UDESC para outras informações

One Response

  1. XV SulPET « PET Engenharia Elétrica

    [...] assim como os projetos “Ciclo de Treinamentos“,”Grupo Assistiva“,”Pesquisa sobre MPPT em painéis solares“,”Robótica e educação” e  o projeto de pesquisa “Robô de [...]

Leave a Reply