De que forma a energia elétrica chega até sua casa?

Publicado por: Em: 29/08/2011

A rede de transmissão de energia elétrica do Brasil tem mais de 100 mil quilômetros de extensão e funciona de forma integrada

Parece mágica: você aperta o interruptor da sala e a luz acende na hora. Mas do que talvez você nem desconfie é que a energia que fez a lâmpada funcionar pode ter viajado centenas ou milhares de quilômetros até chegar à sua casa. E pode acontecer, também, dessa energia ser gerada por diferentes usinas ao longo do ano.

Num país de dimensões continentais como o Brasil, é um grande desafio produzir, transportar e distribuir energia elétrica para os consumidores. Na maior parte do território brasileiro, essas atividades são realizadas no chamado Sistema Interligado Nacional – ou, simplesmente, SIN –, formado basicamente por empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do país.

O SIN permite o intercâmbio de energia entre as diversas regiões brasileiras, o que otimiza a operação do sistema elétrico. Empresa líder em geração de energia elétrica na América Latina, a Eletrobras é o maior agente de transmissão do SIN e tem participado ativamente de sua expansão.

Como exemplo do funcionamento do SIN, uma das grandes linhas de transmissão do Brasil foi construída pela Eletrobras Furnas para escoar a energia da usina Itaipu. A integração da hidrelétrica ao SIN possibilitou a entrega da energia até a Grande São Paulo.

Voltando, então, ao início deste texto, se você mora na Grande São Paulo, é possível que a eletricidade que permite o funcionamento do seu computador tenha sido gerada na usina hidrelétrica Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o Paraguai.

Fonte: Eletrobras

Leave a Reply