Grupo PET irá realizar apresentação de projetos de pesquisa

Publicado por: Em: 29/04/2010

O Grupo PET Engenharia Elétrica promove na próxima quinta-feira (06/05), às 11 horas, na sala E-25, três apresentações de projetos de pesquisas desenvolvidos pelos integrantes do grupo junto ao departamento de Engenharia Elétrica e departamento de Física. O objetivo é divulgar aos acadêmicos as pesquisas dos departamentos, incentivando-os a realizar atividades semelhantes tão importantes para a formação de um engenheiro. As apresentações de cada projeto tem duração prevista de 15 minutos, com mais 5 minutos para perguntas.

Segue abaixo os projetos que serão apresentados:

Fotometria de Diodos Emissores de Luz e Análise de Aplicações

Apresentador: Felipe Guilherme Stein
Orientador: Prof. Dr. José Fernando Fragalli – DFis/UDESC
Área: Luminotécnica

LEDs sempre foram utilizados para indicação luminosa e interface com usuário, entretanto tem se expandido outro ramo de aplicação para LEDs: a iluminação, com o advento dos LEDs de alto brilho e dos LEDs de potência.

Visando estudar esse ramo em ascensão da engenharia foram experimentados diversos tipos de LEDs, obtendo seu espectro de frequências e mapeamento luminoso.

Retificador Flyback-Full Bridge com tecnologia planar

Apresentador: Leandro Santos Monteiro
Orientador: Prof. Dr. Marcello Mezaroba – DEE/UDESC
Área: Eletrônica da Potência

O estudo de conversores chaveados com elevado fator de potência na entrada é de grande interesse, principalmente ao que se refere à eficiência energética e a qualidade de energia.

O estudo trata da pesquisa de um conversor CA-CC estágio único, elevado fator de potência, tensão de saída regulável, aplicação de tecnologia planar para alta eficiência e baixa interferência eletromagnética e utilização de componentes para assegurar um alto rendimento. Para tal, é proposta a aplicação de um retificador de corrente isolado, do tipo Full Bridge-Flyback.

Estudo de propagação em fibras ópticas e construção de sensores baseados em tapers de fibras ópticas

Apresentador: Gustavo Lambert
Orientador: Prof. Dr. Aleksander Sade Paterno – DEE/UDESC
Área: Optoeletrônica/Telecomunicações

O projeto constitui-se na construção de um laser sintonizável à base de fibra dopada com érbio considerando a importância dos conhecimentos da propagação de feixes luminosos e a constituição mecânica de uma fibra óptica.

Na apresentação será abordado como se propaga um feixe luminoso em uma fibra óptica e como ela é construída para garantir que o feixe permaneça em seu interior. Também será apresentada como é constituida e quais são os componentes de um circuito óptico em geral, além do funcionamento do laser de fibra dopada com érbio, assim como a sua implementação.

Leave a Reply