Acadêmicos do CCT conquistam o 3º Lugar na categoria Engenharia do Prêmio INOVA

Publicado por: Em: 26/04/2010

A equipe Tree, formada pelo acadêmico de pós-graduação Jean Ricardo Rusczak e pelos alunos bolsistas do Grupo PET Eng. Elétrica da UDESC Joinville Daniel Sebben e Guilherme Martignago Zilli, sob orientação do Prof. Dr. Fábio de la Rocha conquistou na ultima semana o 3º lugar na categoria Engenharia do Prêmio Inova! 2009, organizado pela Whirlpool Latin America.

Mais de 200 estudantes, de 35 diferentes instituições de ensino superior de todo o Brasil, se inscreveram na 3ª edição do Inova. A primeira fase, concluída em novembro de 2009, selecionou 20 projetos, divididos nas categorias Engenharia e Design, com mote de gerar produtos diferenciados para o segmento de linha branca por meio de soluções que proporcionem efetivamente melhorias para o dia a dia do consumidor.

Dentre os vinte projetos selecionados, dois deles eram da UDESC, um na categoria Design e outro na categoria Engenharia. Os dois projetos conquistaram a terceira colocação.

Esta foi a terceira edição do Prêmio INOVA. De acordo com Mario Fioretti, gerente geral de Inovação e Design da Whirlpool Latin America “o objetivo da Whirlpool Latin America com o INOVA é, não só reconhecer ações inovadoras, como estimular o interesse pela criação de produtos diferenciados no segmento de linha branca, que gerem benefícios tangíveis ao consumidor no ambiente doméstico, além de possibilitar a busca e retenção de jovens talentos”.

“Como destaques dessa edição, vale ressaltar o alto nível dos projetos apresentados que já se equiparam a trabalhos profissionais. Dentre as propostas, chamou a nossa atenção a preocupação com a questão ambiental e social, além da criação de produtos em dimensões menores, voltados às famílias com poucos integrantes”, avaliou Fioretti.

O projeto da equipe Tree tinha como objetivo, implementar em um condicionador de ar com um sistema de desinfecção do ar através de radiação ultravioleta. Durante o realização do projeto, foram feitos testes para verificar a eficácia do sistema de desinfecção e em seguida foi montado um protótipo contendo a inovação proposta.

Clique AQUI para ver o trabalho da equipe.

Veja notícia completa AQUI

Leave a Reply