Apresentação dos Projetos de Pesquisa

Publicado por: Em: 06/11/2009

Gostaríamos de convidá-los para a apresentação de projetos de pesquisa do Grupo PET desenvolvidos por participantes do Grupo sob orientação de professores do Departamento de Engenharia Elétrica.

Data: 11 de novembro
Horário: 11 horas
Local: Sala E-25 (Auditório da Elétrica)
Objetivo: Divulgar aos acadêmicos as pesquisas do Departamento de Engenharia Elétrica, incentivando-os a realizar atividades semelhantes tão importantes para a formação de um engenheiro.

Abaixo temos os resumos dos três projetos que serão apresentados no dia:

  • Análise de Cargas Típicas de Redes de Distribuição de Energia Elétrica sob Variação de Tensão

Apresentador: Cleiton Ferigollo
Orientador: Sérgio Luís Haffner
Área: Qualidade de Energia/Sistemas Elétricos

Estudo sobre o comportamento de diferentes cargas em regime permanente, objetivando analisar a variação da potência consumida considerando a variação da amplitude da tensão. Os sistemas analisados foram: iluminação, motriz, aquecimento e eletrônicos.
Os resultados foram obtidos através do uso de uma fonte controlada de tensão e equipamentos para analisar a qualidade de energia. Durante o seminário serão detalhados os procedimentos de medição e os resultados obtidos.

  • Análise Computacional e Desenvolvimento de Hardware para fins em Tomografia de Indução Magnética (MIT)

Apresentadores: André Schmidt, Adriano Oliveira Pires, Cleberson Carlos da Cunha
Orientador: Airton Ramos
Área: Engenharia Biomédica

A tomografia de indução magnética é uma técnica não invasiva que vem sido experimentada em algumas universidades ao redor do mundo, gerando estudos ligados diretamente à engenharia biomédica, análise computacional, instrumentos de medição e muitos outros. Parte do estudo desenvolvido na UDESC é a modelagem matemática do MIT e a análise computacional, gerando as simulações necessárias para o avanço do projeto.
Outro aspecto é a construção dos dispositivos responsáveis pela geração do campo magnético necessário para monitorar e mapear o tecido examinado. Este último ítem conta ainda com hardwares necessários para sensoriar o campo magnético secundário, e pela aquisição destes dados, que serão utilizados para a reconstituição de uma imagem referente ao tecido analisado.

  • Programação de Processadores Digitais de Sinais (DSP)

Apresentadores: Bruna Zanicoski, Rômulo Thales Azevedo
Orientador: José de Oliveira, Ademir Nied
Área: Controle de Máquinas Elétricas

Familiarização com o ambiente de programação da Texas Instruments, fabricante do DSP (Digital Signal Processing ou Processador Digital de Sinais), utilizado para processar sinais em alta velocidade, aproximadamente em tempo real. Nesse projeto foi aplicado o DSP no Laboratório de Motores Elétricos da UDESC.
Serão passados conhecimentos básicos para a comunicação do DSP com um módulo de testes onde são testadas as entradas e saídas, o conversor AD (analógico-digital), as interrupções externas e o outras aplicações.

Leave a Reply